O enriquecimento da água mineral com sais minerais ocorre quando da infiltração no subsolo das águas pluviais, ou mais precisamente, na fase de trânsito subterrâneo.
É um processo lento e complexo. A filtração natural elimina materiais em suspensão e até micro organismos.
Três são os aspectos que influenciam o resultado da mineralização de uma água:
1.O tipo de rocha através da qual a água circula.Ao dissolver minerais, a água absorve os sais correspondentes, que depois se tornarão numa água de características únicas.
2.O tempo de permanência e de contato de uma água com o subsolo.Pode ser de algumas hortas e pode chagar às dezenas de milhares de anos.Normalmente, quanto mais demorado for o contato entre a rocha e a água maior será o grau de mineralização.
3.A temperatura do aquífero e a profundidade. A maior profundidade de circulação subterrânea corresponderá uma temperatura mais alta e, em conseqüência, um teor de sais minerais maior.
Estes aspectos são informados pela APIAM- ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS INDUSTRIAIS DE ÁGUAS MINERAIS NATURAIS E DE NASCENTE. Equivalente à nossa ABINAM.
Portanto, temos , na verdade, quadro pilares a serem considerados quando se trata de mineralização da água mineral natural:




No caso do Brasil, não se leva em consideração as atividades de vulcões e movimentos sísmicos,os quais, se existissem, seriam mais dois fatores a serem considerados no estudo da mineralização da água subterrânea.
POR TUDO O QUE FOI DITO, NÃO EXISTEM DUAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS IGUAIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário