quarta-feira, 22 de março de 2017

QUALIDADE DA AGUA MINERAKL CONSUMIDA NO RJ

DIA DA ÁGUA: COMISSÃO DISCUTE QUALIDADE DA ÁGUA MINERAL CONSUMIDA NO ESTADO DO RIO


TRANSCRITO DO JORNAL DIÁRIO  DE PETROPOLIS, DE 21/038/2017


No Dia Mundial da Água comemorado hoje,  22, a Comissão de Segurança Alimentar da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), presidida pela deputada Lucinha (PSDB), realiza, às 10h, na sala 316 do Palácio Tiradentes, uma audiência pública para debater a qualidade da água mineral consumida pela população fluminense. “Recebemos denúncias de pessoas que se sentiram mal ao beber algumas marcas de água nos últimos meses. Por conta disso, resolvemos chamar os responsáveis pela fiscalização desses produtos para explicações”, informou a parlamentar. De acordo com levantamentos do Departamento de Recursos Minerais do Rio (DRM-RJ), 57 empresas produtoras de água mineral estão registradas no estado.

O que mais chamou a atenção da presidente do colegiado foi o fato de que 54,52% dessas empresas encontram-se localizadas na Região Metropolitana. “A gente costuma achar que a água mineral vem das montanhas, da serra, do interior. Mas, o levantamento do DRM mostra que mais da metade dos produtores de água mineral no Rio estão perto dos grandes centros urbanos”, apontou Lucinha. De acordo com o DRM, logo após a Região Metropolitana, está a Região Serrana, com 14,20% da produção de água mineral no estado. O Norte fluminense está em terceiro lugar, com 8,51% da produção. No Centro-Sul, encontram-se 6,10% da produção estadual. As outras regiões respondem pelo restante.

Ainda de acordo com o levantamento obtido pela Comissão de Segurança Alimentar, a produção total de água mineral no território fluminense é de 467.916.966,05 litros por ano e a receita declarada do setor, em 2014, foi de R$ 92.399.513,75. O total de empregos diretos gerados pelo setor no estado é de 1.242, sendo que a atividade gera cerca de 4 mil postos de trabalho. “É uma atividades econômica muito importante que impacta diretamente a saúde das pessoas. Por isso, precisamos saber quem fiscaliza e como é feita a fiscalização da água mineral que está sendo vendida no Rio. Nada melhor do que o Dia da Água para chamarmos atenção para esse fato”, afirmou a deputada Lucinha. O Estado do Rio é o quarto produtor nacional de águas minerais.


Foram convidados para a audiência o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marcus de Almeida Lima; o presidente do Departamento de Recursos Minerais (DRM-RJ), Wilson Giozza; o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe; o presidente do Conselho Regional de Química (CRQ), Isaac Plachta; e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ), Reynaldo Barros.

Nenhum comentário: