sexta-feira, 24 de janeiro de 2020


QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS?
A Geosmina que vem afetando a água servida à população fluminense, não nasceu hoje...Ela está presente aqui e ali, enfim em todos os lugares. Esse florescimento repentino tem uma causa. Ninguém sabe ainda, havendo até suspeita de sabotagem.
Em todo lugar quando começa a chover, a gente sente um cheiro diferente.... é a própria Geosmina dando as caras!
Muito se fala de contaminação e coisas que tais.
A contaminação ambiental é crescente, isso ninguém pode negar.
Mas vamos pensar um pouco!
As águas do Guandu não nascem entre Japeri e Seropédica. Nasce em São Paulo, são águas do rio Paraíba do Sul, que são desviadas em Barra do Pirai para Pirai e depois vão formar o Ribeirão das Lajes já na Baixada Fluminense.
 Somente a partir da ponte entre Japeri e Seropédica, na RJ 125 ou Estrada de Miguel Pereira é que se denomina rio Guandu.A ele se ajuntam vários afluentes, muitos altamente poluídos.
Então, desde São Paulo essas águas vêm recebendo grande quantidade de dejetos e resíduos industriais, que você, leitor, pode imaginar.
No Estado do Rio recebem sujeiras de Itatiaia, Resende Barra Mansa, Volta Redonda e depois na Baixada, Paracambi, Japeri, Queimados, Seropédica e salvo erro até de parte de Nova Iguaçu.,
Em nenhum desses lugares o esgoto é tratado.  Então, caso não tratem os esgotos a situação vai piorar cada vez mais, pois não haverá produto químico e carvão ativado suficientes de tornar essas águas minimamente potáveis.
Os Comitês das Bacias Hidrográficas de São Paulo e do Pirai e do Guandu não previram isso? Não alertaram? Ninguém sabia? Claro que todos sabem que o rio Guandu é onde vai parar tudo o que você possa imaginar. É só perguntar no  entorno...
Os órgãos de fiscalização se preocupam com as empresas formalizadas pois o resto corre a solta! Os municípios que não se preocupam com o saneamento básico têm grande responsabilidade no que está acontecendo!
Sente nesses momentos de verdadeira calamidade é que as autoridades aparecem para dar suas “sabias “explicações, os técnicos dizem que alertaram etc., mas quem foi alertado e nada fez não deveria ser penalizado? Infelizmente no Brasil não é o que acontece.
E caramba, se temos e devemos proteger o meio ambiente a água, a substância mais importante para a vida, porque as autoridades que realmente mandam neste país não obrigam os munícipios a tratarem seus esgotos. Afinal quem não cuida do meio ambiente não está cometendo ilícito penal?
Ou tudo é ficção?

Nenhum comentário: