sexta-feira, 21 de junho de 2019


ÁGUA LIMPA, UMA EXIGENCIA DE GERAÇÕES E A PREFERENCIA POR AGUAS ENVASADAS

MAURO S VAITSMAN
11/06/2019

A água limpa e o saneamento são os maiores desafios da atualidade, constituindo-se grande preocupação de todos os países, em face da atual e das futuras gerações de seres humanos e de outras espécies.
Há tempos a água era tida como uma substância infinita, porém as mudanças climáticas, atribuídas à crescente poluição ambiental, mudaram essa visão e, hoje, a água é tida como um bem finito, carente em mais de trinta países.
Muitas regiões do planeta são consideradas escassas e muitas nações estão recorrendo à dessalinização para obterem água limpa.
Consta que existem mais de 16 mil usinas com tal finalidade, principalmente no Oriente Médio, México e Estados Unidos, dentre outros, e os resíduos da dessalinização tornaram-se elementos impactantes, devido aos resíduos que são descartados nos processos de depuração.
Em várias partes do mundo mulheres e meninas são responsáveis por obterem água para seus familiares, constituindo-se para elas grandes sacrifícios e também, em relação às meninas, intensa fuga dos bancos escolares, pois tem que priorizar a busca de agua para sobrevivência própria e de todos os demais membros familiares.
Há notícia de que elas gastam incrivelmente mais de200 bilhões de horas nesse mister!
Também há registro de que a água salobra mata mais pessoas do que outras formas de violência, incluindo a guerra, como pode ser lido no livro AGUA- Planeta Azul, de autoria de Mauden Barlow, famosa especialista em agua e saneamento e integrante de comissões na ONU.
Vale lembrar que água salobra é um meio termo entre agua salgada e agua doce. Estima-se que a salinidade seja de 5% a 30%. A “lagoa” de Araruama,RJ, é, na verdade, uma laguna, pois suas aguas advém do oceano.  Por seu turno, a lagoa de Juturnaiba, em Silva Jardim, é de aguas doces, fazendo jus, portanto, a sua denominação.
No Brasil, a Globo News em recente reportagem afirma que a água mineral natural já representa um negócio de 10 bilhões de reais.
Isto está acontecendo devido aos usuários não confiarem na água de abastecimento, fornecida pelas estações de tratamento gerenciadas pelos poderes públicos.
 Diante desse cenário, o negócio de aguas envasadas, especialmente as águas minerais naturais e as aguas potáveis de mesa tornam-se cada vez mais as preferidas pelo consumidor que pode pagar por aguas envasadas de qualidade.
Persistindo o atual cenário e as projeções futuras, especialmente da Organização das Nações Unidas e outras entidades internacionais ligadas a questões ambientais, em futuro não muito distante as aguas minerais e as aguas potáveis de mesa, terão papel relevante no fornecimento desse preciosíssimo liquido, que se tornará, sem dúvida, um outro tipo de ouro.
E, como na corrida de ouro que aconteceu nos Estados Unidos e ao interesse pelo petróleo, será raro encontrar uma área onde haja agua mineral ou agua potável de mesa, mesmo em nosso país, á disposição de qualquer investidor ou empreendedor.
Ou seja, quem conseguiu entrar no ramo, entrou, quem desejar entrar, já no presente e em futuro não muito distante, não mais conseguirá devido a raridade que passará a ser a tônica nesse poderoso mercado, mesmo considerando a incrível extensão territorial desse nosso país.





Nenhum comentário: